fbpx
metas para o ano novo

Resoluções de Ano Novo | Metas e Resiliência

Pano de Fundo

Ano novo chegando e é comum que as pessoas comecem a pensar nas coisas que querem colocar como metas para o novo ano, também chamadas de resoluções de ano novo. Com você é assim?

Fato é que a grande maioria das pessoas não conseguem atingir, nem sequer manter por mais de algumas semanas as suas resoluções de ano novo. Se isso já aconteceu com você, bem-vindo (a) ao clube. É bom saber que você faz parte de uma grande maioria de pessoas normais que não conseguem manter as metas estabelecidas para o novo ano. Ademais, saber disso não resolve muito, não é mesmo?

Se procurar na internet, não faltarão sugestões de fórmulas para ter sucesso nas metas de ano novo. De aplicativos às místicas, sempre haverá uma que você poderá achar interessante para você.

Não quero aqui oferecer mais uma fórmula mágica. Ao contrário, quero apenas provocar em você a reflexão de que o maior obstáculo de você não conseguir manter as resoluções de ano novo nem por algumas semanas pode ser você mesmo (a). Portanto, é oportuno algumas perguntas para reflexão.

– O que acontece comigo, então? – você pode estar se perguntando.

Com você e com a maioria das pessoas – que fique claro!

Metas Com Significado

As metas precisam ter significado. Assim, preciso de mais algumas linhas para explicar.

Vamos a algumas das metas mais comuns que as pessoas definem como resoluções de ano novo. Por exemplo, ganhar mais dinheiro, economizar mais, emagrecer, mudar de emprego, adquirir um novo hobby, entre outras. Porém, qual o real significado dessa meta para a sua vida? Já se fez esta pergunta?

Em outras palavras, ao definir uma meta como emagrecer, ou economizar, ou outra qualquer, pergunte-se “para quê estou definindo esta meta?” O para quê deve te levar a uma reflexão mais profunda sobre a razão de ter pensado nela.

Indo além, outra pergunta que pode te ajudar a encontrar significado é “o que será diferente em mim como pessoa se eu atingir esta meta?”

Sabe, vou te contar um segredo. Quando você se dá conta de que não atingiu a sua meta, dois sentimentos antagônicos podem aflorar em você, sem você se dar conta deles. Um é a tristeza. O outro é a raiva. E o que acontece, então? Ambos vão te levar para baixo e não para cima, na direção aos seus objetivos.

Metas e Resiliência

É aí que entra a resiliência. Portanto, um bom assunto para levar para uma sessão de coaching são as resoluções de ano novo.

Sabe, quando afirmei no início que o maior obstáculo ao seu sucesso nas resoluções de ano novo pode ser você, quis dizer que há dentro de você bloqueios mentais imperceptíveis, que boicotam suas decisões racionais, resultando em inércia. Ou seja, paralisação mental ou procrastinação.

Um processo de coaching cognitivo-resiliente vai te ajudar a identificar esses bloqueios e removê-los. Entenda esses bloqueios mentais como uma bola de ferro amarrada na sua perna. Por fim, essa, ou essas bolas te causam um peso extra, que te impede decorrer, avançando na sua agenda de vida.

A busca do significado nas suas escolhas é uma forma de identificar essas bolas de ferro e removê-las, afim de proporcionar maior leveza em sua vida e, como diz a propaganda “te dar asas”. Como resultado, um comportamento resiliente.

Minha sugestão é que você considere participar de um processo de coaching cognitivo-resiliente para ter maior sucesso em suas metas, sejam elas de ano novo, ou de qualquer parte do ano. Portanto, não precisa esperar o ano novo para decidir por uma mudança.

Tenha um excelente dia!