fbpx
coronavirus imagem

Coronavírus – Como enfrentar o isolamento social – Dicas de resiliência

Image by Arek Socha from Pixabay

Coronavírus, crise na saúde pública, crise econômica, distanciamento social, entre outros assuntos, são destaques deste momento de crise mundial que estamos vivendo neste início do ano 2020. Em Coronavírus – como enfrentar o isolamento social dou algumas dicas de resiliência para o confinamento e o isolamento social.

Neste texto, quero abordar a crise do coronavírus – COVID-19 – pelo ponto de vista da resiliência, apresentando sugestões de como aplicar a resiliência de forma prática para enfrentar esta crise de saúde pública de âmbito mundial, com o objetivo de ajudar a reduzir o estresse que pode advir do tempo de confinamento. Isso, para que você possa ter equilíbrio emocional para lidar com esta situação de adversidade e outras que virão em sequência.

A mensagem principal deste texto: é preciso cuidar da mente, para ter equilíbrio emocional para lidar com o isolamento social e com o impacto desse isolamento na sua vida.

(Este conteúdo, caso prefira, pode ser assistido no vídeo que publiquei em 20/03/2020 acessando este link: https://bit.ly/dawel-1 – Já informo que o texto está mais completo do que o vídeo).

Considerando que estamos diante de uma situação jamais vista em âmbito mundial, uma questão que nunca foi experimentada em nenhuma parte deste planeta desde a peste negra no século 14, que dizimou 1/3 da população mundial da época, gostaria que refletisse no seguinte:

Primeiro, todos estão meio perdidos.

Nenhum profissional de saúde, ou governo de qualquer parte do planeta estava habilitado e totalmente consciente do que tem que ser feito. Lembre-se: na história recente não há registros de outra situação tão abrangente, que está impactando o mundo inteiro.

Em outras palavras, não existe um curso, ou manual, que ensine o passo-a-passo do que fazer diante de uma crise dessa proporção.

Dica de como aplicar a resiliência para este primeiro destaque. 

Respire! Respire fundo várias vezes. Se você costuma praticar meditação ou mindfullness, essa é a hora de buscar relaxar o corpo e principalmente a mente. Primeiro, para não surtar, para não entrar em um estado estressante e de ansiedade, ou de pânico. Em segundo, para ter a mente pronta e bem nutrida para encontrar soluções criativas. Hoje em dia, temos tecnologia e meios de comunicação eficientes para evitar o caos ocorrido durante a peste negra.

Outra dica de resiliência para este primeiro ponto é conversar bastante sobre seus sentimentos com outras pessoas se sua confiança. Escolha pessoas da sua rede de confiança. Mesmo que estejam longe, devido ao confinamento isso é possível de fazer por videoconferência. Coloque para fora como este problema está te afetando emocionalmente, suas preocupações e falar das dificuldades que tem enfrentado é muito bom, proporciona um certo alívio. Entretanto, presta atenção nisso. Evite conversar com pessoas negativas, que só estão falando do caos e do fim do mundo. Procure pessoas que possam compartilhar a esperança – essa é palavra chave aqui: esperança. Procure conversar com pessoas equilibradas e positivas que não vão te julgar, mas acolher.

Olha, o mundo não acabou por causa do coronavírus. E nem vai acabar. Essa crise, como tantas outras, é cíclica e vai passar. Busque sempre um olhar com esperança e siga em frente.

Segundo, não é hora para críticas.

Nem ao governo federal, ao congresso, ao judiciário ou a qualquer autoridade que esteja na linha de frente da gestão da crise. Todos estão sem uma referência segura de como agir, assim como você e eu, e estão buscando alternativas dentro do que pode ser feito.

Não é hora de disputas políticas, nem de ideologias, de pedir impeachment de quem quer que seja. Não é hora de buscar culpados, nem de desqualificar qualquer pessoa, chefe, empresário, funcionários de qualquer estabelecimento, nem o sistema de saúde e muito menos de chorar águas passadas. Essas coisas não resolvem o problema e nem cooperam para resolver.

Dica de aplicar a resiliência para o segundo destaque que faço neste texto.

É hora de união de forças! Vou repetir: é hora de unirmos as forças. Se você tem críticas, mas não tem propostas, por favor, pare de promover o caos, porque o caos já está instalado.

E aqui vai a dica do Coach para melhorar a sua saúde emocional. Tenha em mente que olhar só para os erros e para o que está dando errado, sem contar os acertos, só vai aumentar o seu estresse. O estresse vai bloquear sua mente para ver saída em meio ao caos. Isso pode te levar a desesperança, que pode te levar à depressão. E este é o maior risco do confinamento. Desenvolver depressão deve ser evitado a todo custo.

Portanto, no meio do caos, procure coisas boas, olhe para os sinais de que vamos superar tudo e a vida vai voltar ao normal. Procure focar sua mente nos aspectos positivos e nos avanços que estão sendo feitos em outros países, nas pesquisas e nos bons resultados que já estão saindo sobre o combate ao coronavírus. Assim, manter a esperança viva em sua mente.

Caso você tenha alguma prática de espiritualidade, use também. Mantenha sua fé e sua confiança em alta.

Terceiro, espere que erros vão ocorrer.

Seja por parte das autoridades, ou na superlotação do sistema de saúde. Saiba que, todas as autoridades envolvidas estão procurando fazer o melhor possível. Hospitais lotados, profissionais de saúde dobrando turnos e procurando doar-se integralmente. Pesquisadores no mundo todo buscando testar medicamentos e alguns já apresentam bons resultados, funcionários que precisam manter os serviços essenciais… sabe… vai haver erros aqui ou ali.

Dica de resiliência para lidar com este terceiro destaque.

Ter a consciência de que estamos lidando com seres humanos, que estão lidando com uma crise de proporções tão grandes e que ninguém estava preparado adequadamente para lidar com algo tão inesperado, nos levar a esperar que erros possam ocorrer. Com isso, quando, e se ocorrerem, lidar com a situação de forma educada, racional, sem “perder a cabeça”, nem se desestruturar emocionalmente, o que eleva o estresse.

Alguém pode falar o que não devia, mas em vez de criticar duramente, sem piedade, manifeste sua opinião de forma mais pessoal, de maneira educada e sem ofensas. Apresente sugestões de melhorias, sempre com respeito e humildade. Dessa maneira, haverá uma grande chance de você ser ouvido. Do contrário, vai ser apenas mais um na manada de críticas e posts sem sentido.

É hora de união. Mude de lado, críticas sem propostas só faz elevar o clima de angústia nas pessoas. Venha para o lado das pessoas positivas, que estão vendo luz em meio ao caos.

Quarto, a crise econômica será inevitável.

Essa crise tão profunda de saúde pública, já está trazendo impacto para as empresas e estes impactos vão ser maiores, causando mais falências e desemprego.

Dica de resiliência para lidar com este quarto destaque.

PRECAUÇÃO. Antecipe-se ao problema. A precaução com gastos e controle financeiro é o melhor remédio. Poupe! Um sábio disse que gastamos com o que não necessitamos, usando um dinheiro que não é nosso, só para impressionar pessoas que nem gostam da gente tanto assim. Não é isso mesmo?

Faça sua parte, com bom senso e equilíbrio. Use o seu tempo livre, caso o tenha, para rever os seus gastos. Lembre-se que o isolamento social vai te aliviar de despesas como comer fora, despesas de deslocamento, entre outras. O isolamento, por si só já vai te trazer economia. Use e potencialize seu tempo de confinamento. Esse é o momento – não o desperdice.

Quinto, este é o momento de usar a empatia,

Empatia significa se colocar no lugar do outro, se sentir as dores do outro.

Por exemplo, coloque-se no lugar do Presidente. Você se julga mesmo capaz de criticar suas ações e decisões? Não falo só do Presidente. Coloque-se no lugar dos Ministros, do Governador do seu Estado, do Prefeito da sua Cidade.  

Dica de resiliência para lidar com este quinto destaque.

Feche os seus olhos e imagine-se no lugar dessas pessoas. Imagine que você está frente-a-frente com qualquer uma delas. Você acha mesmo que teria condições melhores de resolver o problema atual? Você estaria com menos pressão sobre seus ombros? Você acha que a sua popularidade seria melhor? Se você estivesse no lugar deles o que faria diferente? Tente visualizar esta conversa e, obviamente, a pessoa do outro lado te dando as explicações de suas razões. Oras, se você tem respostas para estas e outras perguntas eu quero te aplaudir, sinceramente. Você tem propostas. Encaminhe-as pelos canais competentes e seja parte para a solução do problema. Se você não tem essas respostas. Faça um bem a todas as demais pessoas: não poste suas críticas. Críticas sem propostas é pura bobagem – argumentos sem embasamento, que num encontro face-a-face faria você passar vergonha por não conseguir sustentar seu argumento.

EM VEZ DISSO, Use sua inteligência e criatividade para o bem, para ser parte da solução. Ou, apenas seguindo à risca as orientações de quem está no comando, sem preconceitos políticos ou ideológicos. Seguir à risca o que está sendo recomendado já é fazer parte da solução do problema.

Sexto, este é o momento de rever muita coisa.

Estamos diante de um momento histórico SINGULAR, que não pode ser desperdiçado de forma alguma, para tirar lições que jamais seriam possíveis em outra situação. O nosso modelo de sociedade pode ser completamente transformado. É o momento de rever muita coisa, tanto no âmbito governamental, como na iniciativa privada, como no pessoal.

Estamos diante de uma oportunidade única, que pode não se repetir em séculos à frente, para mudar leis, readequar a nação, demonstrar união de forças e de transformar a sociedade em que vivemos e por consequência, o Brasil, preparando-o para estar mais capacitado para uma outra onda dessas. É tempo de repensar tudo o que temos feito nas empresas, governos e como pessoas. Depois de todo o investimento que está sendo alocado em saúde pública, como ficará o sistema de saúde após a crise do coronavírus? Acredito que bem melhor do que é hoje. E a lição que fica é que pode ser melhorado.

Basta sabedoria, parar de criticar e apresentar sugestões. União.

Dica de resiliência para este sexto destaque.

Olhe a sua volta e para tudo o que foi preciso mudar para se adaptar ao tempo de confinamento, ou isolamento social. O que pode ser aprendido com o que já mudou? O que disso está sendo bom e pode continuar? O que pode ser mudado no seu ambiente de trabalho, na sua empresa de modo geral, nas políticas e procedimentos, no local de trabalho?

E na sua vida pessoal? Que economias esse isolamento social te trouxe? O que pode ser cortado? Que outras mudanças ou adaptações foram necessárias e para melhor em relação ao que era?

Seja parte da solução. É nessa hora em que uma nova ideia ou sugestão bem colocada pode mudar sua vida completamente. Deixe de lado ideologias que bloqueiam a sua visão de mundo. Pense diferente.

Conclusão

Imagino três alternativas possíveis que você pode tomar em relação ao exposto acima.

  1. Continuar agindo de forma resignada, colocando-se em posição de vítima o tempo todo, sendo pessimista e continuar reclamando de tudo e de todos. Do ponto de vista da resiliência este é o pior caminho.
  2. Adotar a filosofia do “deixa a vida me levar, vida leva eu” e espera para ver o que vai acontecer. Do ponto de vista de resiliência, essa apatia não é o melhor caminho.
  3. Agir proativamente e usar sua inteligência e criatividade para ser parte da solução, não do problema.

Meu desafio para você é que você seja parte da solução. Se isto faz sentido para você, compartilhe esta mensagem positiva para outras pessoas do seu relacionamento. Ou compartilhe o meu vídeo, cujo link é https://bit.ly/dawel-1.

O agir proativamente vai colocar seu cérebro em prontidão, vai mantê-lo ativo e buscando alternativas para você e as pessoas queridas ao seu lado. Vai te trazer esperança e manter a motivação.

Como Coach Especializado em Resiliência, faço a minha parte. Eu atendo somente online, por videoconferência, e estou abrindo a minha agenda para pessoas em situação de estresse, de ansiedade e em crise por causa da crise e do confinamento. Basta acessar a minha página e se inscrever. https://dawelcoach.dawelwebsolutions.com/MentorMe.

Além de Coach, sou um empresário experiente que já enfrentou muitos solavancos, muitos altos e baixos. Continuo com as minhas empresas, mas também dedico parte da minha agenda para atendimento como Coach. Normalmente atendo pessoas com estresse em Finanças Pessoais ou Empresariais, questões de Relacionamentos, Trabalho e Desempenho Pessoal e Profissional.

Entre em contato caso esteja enfrentando elevado estresse e sente que está perdendo o equilíbrio emocional.

Talvez você possa estar pensando que minha agenda possa estar lotada. Que este não seja o problema. Estou em isolamento social e tenho mais tempo disponível. Além disso, disponho de uma rede de relacionamento de coaches. Podemos ajudar muitas pessoas a enfrentar o estresse e as adversidades do momento.

Ou, podemos ter uma conversa de Mentoria Gratuita. Talvez, o que você precisa neste momento é de um direcionamento claro, uma opinião segura. Entre em contato pelo formulário de triagem e vamos continuar esta conversa.

Basta acessar o link abaixo e se inscrever. A primeira conversa é gratuita e por vídeo. Você faz de sua casa. Depois discutimos se vamos seguir com o atendimento de Coach, será gratuito ou com preço social (bem reduzido em relação ao preço normal).

Acesse agora mesmo. https://dawelcoach.dawelwebsolutions.com/MentorMe

Cordialmente,