fbpx
como ser feliz

Como Ser Feliz? | A Busca da Felicidade | Felicidade Grátis

Pano de Fundo

A resposta para como ser feliz pode estar contida nesta frase:

“A felicidade não é um lugar onde se chega, mas um caminho que se percorre” disse o filósofo e teólogo cristão Ed René Kivitz.

Há cerca de 10 anos, talvez mais, que ouvi essa frase pela primeira vez. Passei, então, a refletir sobre esse novo significado, de como ser feliz na caminhada da vida e, de forma mais ampla, colocá-lo em prática nas situações reais da vida. Recentemente, juntei mais um conceito do sábio Salomão que diz “Deus fez tudo simples, nós é que complicamos”.

Se você chegou a esse texto, certamente está em busca de uma resposta para a pergunta que dá título a esta postagem. É sabido, também , que muito já se escreveu sobre o tema da felicidade, desde os filósofos gregos. Este parece ser uma busca sem fim que todo ser humano almeja. O que mais se ouve é “quero ser feliz”. Sob este argumento rompe-se até casamentos, não importando-se a idade dos filhos e como eles vão superar a dor da separação dos pais.

Por incrível que pareça, esta é uma pergunta simples de responder. Antes disso, permita-me acrescentar alguns pensamentos a mais. Inicio com a pergunta: o que está por trás da busca da felicidade?

Pelo menos neste século e no contexto da cultura ocidental, desde criança somos educados pela filosofia Disney do “casaram-se e foram felizes para sempre”. Em geral um príncipe e uma princesa (ou uma plebéia) estão separados por um grande problema: um vilão ou uma vilã. Eliminado o problema, casam-se com uma festa majestosa e sob fogos de artifícios. Com isso, a vida entra num trilho de felicidade sem fim.

Padrão Mental

Em meu caso, e creio que para a maioria das pessoas, esse conceito Disney de felicidade induziu o pensamento de que a felicidade é um lugar que se chega, ou casando, ou tendo muito dinheiro ou com grandes conquistas e reconhecimento pessoal. Numa linguagem mais de coaching, uma crença estrutural, ou padrão mental, foi instalada em mim e, muito provavelmente, em você também.

O problema de crenças estruturais é que elas são difíceis de serem removidas, ou mesmo de substituí-las com outro significado. Isto posto, minha sugestão para você agora é que pare tudo para ler o que vem à seguir. Adicionalmente, separe algum tempo à sós para reflexão, fazendo um paralelo com a sua vida. Um bloco de anotações ao lado ajuda para registrar alguns pensamentos e ideias.

Depois de alguns anos vivendo de maneira diferente, segundo os conceitos deste texto, creio firmemente que a felicidade está acessível a qualquer pessoa, independente de raça, de condição social, de idade, de sexo ou de qualquer outro fator ou coisa. Nós é que complicamos um conceito simples, acessível para qualquer um que escolha, nas pequenas, quero enfatizar, nas PEQUENAS e grandes coisas, estar feliz.

A Mudança do Padrão Mental

Agora, pare para pensar e responda: quantos grandes momentos existem na vida de uma pessoa? Minha sugestão é que escreva os seus: um romance ou casamento, sua formatura, festas de aniversário marcantes, uma viagem dos sonhos que você realizou, o nascimento de uma criança. E o que mais você poderia escrever?

Outra pergunta: com que frequência esses grandes acontecimentos ocorrem no cotidiano?

E agora responda: a sua vida é feita de grandes ou de pequenos momentos?

E agora, minha sugestão é que pare e escreva pelo menos uns dois ou três parágrafos respondendo à seguinte pergunta: como seria a sua vida se ela fosse feita de muitos grandes-pequenos momentos? Explico: pense um pouco em como você pode se desprender dessa corrente de ferro que se expressa pelo “ser feliz” e substituindo por “estar feliz”, que se traduz em aproveitar ao máximo os pequenos momentos, como se eles fossem os últimos momentos da sua vida.

Como você seria se conseguisse transformar todos os pequenos momentos em pequenos-grandes momentos, aproveitados ao máximo?

Sabe, é uma questão de escolha, que depende só de você. Ou você se estressa por coisas que não saíram exatamente como planejado, ou você opta pela gratidão ao que está dando certo. Mesmo em situações difíceis, mesmo diante de notícias não agradáveis, é uma questão de escolha.

Em resumo, estar feliz continuamente é uma questão de escolha. Repito, depende só de você.

Tenho encontrado muitas pessoas que desistem de objetivos e de sonhos simplesmente porque mantém seu foco no tanto que falta e não no tanto que já conseguiram. É a diferença entre reclamar e com isso desanimar, e o ser grato e se fortalecer com as conquistas já feitas.

Questão de Escolha

Assim, com a mesma simplicidade que escolhemos o que vamos vestir pela manhã podemos escolher como vamos reagir diante de cada situação. Ou seja, a felicidade não é uma questão de ser, mas de estar. Estar é uma escolha.

Escolher estar feliz é um exercício que temos que fazer diante de cada situação, seja ela uma coisa boa ou ruim. Verdade! Tem gente que escolhe estar infeliz com coisas boas.

Enfim, não custa tentar. No começo é mais difícil, mas depois a gente vai conseguindo identificar as coisas que complicamos e passamos a fazer escolhas certas.

O que você perde se tentar mudar de atitude já à partir de agora?

Se precisar de ajuda, um processo de coaching certamente vai te alavancar muito. Estou aqui para ajudar.

Portanto, …
Feliz, agora!

1 Comment

  1. Excelente!

Comments are closed.